Boris Johnson diz que Putin será condenado pela história e tem “sangue nas mãos”
25/02/2022 06:31 em Informação

No parlamento britânico, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, condenou o presidente Vladmir Putin e disse que o líder tem “sangue nas mãos”. As declarações foram dadas nesta quinta-feira, 24, horas depois do início da invasão russa contra a Ucrânia.

“Ele nunca será capaz de limpar o sangue da Ucrânia de suas mãos. Sou levado a concluir que Putin sempre esteve determinado a atacar seu vizinho, não importa o que fizéssemos”, destacou o primeiro-ministro.

Em outro momento do discurso, Johnson disse que a invasão deve terminar em fracasso e disse que fará o máximo possível para apoiar a Ucrânia. “Este empreendimento hediondo e bárbaro de Vladimir Putin deve terminar em fracasso", apontou.

Johnson criticou o discurso televisionado de Putin, hoje. Para o premiê, o “pretexto” de que a Rússia quer “desmilitarizar” e “libertar a Ucrânia” de neonazistas não se sustenta.

“Na verdade, ele está lançando o poder de sua máquina militar contra um vizinho livre e pacífico, violando sua própria promessa implícita e todos os princípios de comportamento civilizado entre os estados”, disparou Johnson.

Severas sanções

Assim como outras potências econômicas da Europa, como França e Alemanha, o premiê prometeu “o maior e mais severo” pacote de sanções econômicas que a Rússia já teve. Um deles diz respeito à exclusão dos principais bancos russos do sistema financeiro do Reino Unido.

 

Outra sanção tem a ver com a imposição de limites financeiros que os russos terão em contas bancárias britânicas, além do banimento da companhia aérea Aeroflot do país. Segundo o primeiro-ministro, medidas semelhantes serão aplicadas ao Belarus, país aliado de Moscou fronteiriço à Ucrânia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!