Biden emite ordem para bloquear a importação de vodca da Rússia
14/03/2022 10:25 em Informação

Esta sexta-feira, 11, foi marcada por mais sanções dos Estados Unidos contra a Rússia. Desta vez, o presidente Joe Biden emitiu uma ordem para bloquear as importações de vodca, diamantes não industriais russos e frutos do mar. Também houve a proibição de exportações americanas para o país governador por Vladimir Putin.

O despacho de Biden atinge produtos-chave da economia russa. A ação bloqueará mais de 1 bilhão de dólares em receitas da Rússia, além de garantir que os cidadãos americanos não “subscrevam” a guerra “do presidente Putin na Ucrânia”, conforme informou a Casa Branca em boletim.

A ordem também impede a exportação de “itens de luxo” para qualquer pessoa na Rússia, como relógios, roupas de alta costura, joias, bebidas de alta qualidade e veículos de luxo. Segundo a Casa Branca, os produtos compõem o “estilo de vida dos oligarcas russos”.

As novas restrições à exportação estão avaliadas em quase 550 milhões de dólares por ano. Biden declarou, em discurso, hoje, que estes são os “últimos passos” contra o Kremlin. “Putin é o agressor. Deve pagar o preço”, disparou.

No discurso, o líder americano informou a revogação do status de relações comerciais normais permanentes contra a Rússia. Na prática, a sanção abrirá espaço para os EUA imporem tarifas que pressionarão a economia russa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!